quarta-feira, 20 de junho de 2012

Psicologa - Daniela Bittencourt

OLA pessoal, como havia dito ontem a você, hoje estamos inaugurando um novo quadro, chamado PROFISSÕES, este espaço iremos dedicar a todos aqueles que ainda estão com duvidas quanto sua profissão.
Vários profissionais de áreas diferentes estarão aqui, comentando um pouco sobre suas profissões, o que acham, o que mais gostam. Acredito que irá ajudar muito na escolha de todos vocês. 
Antes de tudo quero agradecer muito os profissionais que estão dedicando seu tempo para colaborar com o nosso blog. Muuito Obrigada.
Hoje, inaugurando o quadro, quem estará falando um pouco é a psicologa Daniela Bittencourt. 



Nome: Daniela Bittencourt
Idade: 28 anos
Cidade de Origem: Criciúma/ SC
Cidade onde trabalha: Criciúma/SC
Graduação: Psicologia
Especialização:  Psicanálise e Gestão de Pessoas (em andamento).
Onde trabalha/experiências profissionais: Consultório Clínico



Para que você, qual é o significado de sua profissão? 

          Para mim a clínica, mais especialmente a psicanálise significa uma forma diferente de ver a vida e o ser humano, um método, uma prática de escuta do inconsciente, aonde a singularidade e a sexualidade se faz sempre presente em cada pessoa e em cada sessão.

Porque fez a escolha por esta profissão?
          Escolhi essa profissão quando tinha 16 anos por acreditar que primeiro o ser humano precisa estar bem consigo mesmo, para depois fazer “outras” coisas: como estudar, namorar, trabalhar, etc.

O que mais a agrada? 
          O que me faz gostar tanto dessa profissão é o fato de estudar o ser humano, mergulhar nesse mundo inconsciente, desconhecido, que comporta ao mesmo tempo muita beleza e muito sofrimento.

Qual área quer atuar/ou atua? 
          Desde que escolhi essa profissão, já sabia que gostaria de trabalhar na área clínica, onde atuo desde que me formei, há cinco anos.



Qual expectativa futura da sua atuação na profissão? 
          Minha expectativa é que cada vez mais o mundo vai precisar de profissionais da “alma”, porque cada dia que passa aumenta o número de pessoas angustiadas, insatisfeitas, ansiosas. Para mim o psicólogo é um profissional do futuro, porque pessoas “doentes da alma”, não conseguem muitas vezes nem fazer as coisas mais básicas do dia-a-dia.



Dê uma recomendação para os jovens que estão em dúvisa quanto a profissão, e as qualidades da sua profissão em relação ao mercado de trabalho. 
          Para mim a psicologia apesar de considerar a profissão do futuro, não é uma profissão fácil, exige muita dedicação e estudo, assim como creio que seja igual com as outras profissões. Hoje não se pode dizer que exista uma profissão que de garantias de sucesso, todas são difíceis e só se destacam no mercado de trabalho as pessoas que de dedicam, mais ainda acredito que o mais importante na hora de escolher uma profissão é fazer o que gosta, porque ninguém consegue ficarem anos e anos fazendo uma coisa que não gosta todos os dias o dia todo.
          Várias são as áreas de atuação do psicólogo, na clínica, na empresa, na escola, muitos também escolhem pela vida acadêmica, além de ser comum um psicólogo atuar em duas ou mais áreas.
          Um erro comum das pessoas que escolhem por esse curso é esperar que o curso venha tratar dos seus problemas pessoais, o que não ocorre, porque a teoria não muda ninguém. Se o objetivo é resolver seus problemas procure um psicólogo, mas esse não deve ser a causa da escolha do curso.
          O que às vezes é difícil para algumas pessoas é descobrir o que gosta o que gostaria de fazer, aonde gostaria de trabalhar diante de tantas opções, talvez isso ocorra porque temos que escolher muito cedo a profissão que vamos exercer por toda uma vida. Um meio que pode ajudar é ler sobre as profissões, procurar se informar sobre os cursos, a grade curricular, as disciplinas estudadas na faculdade, conversar com pessoas já formadas e acompanhar o dia- a dia de profissionais da área em questão. 



O que acharam?
Acredito que irá ajudar, e muito. Idiquem o blog para jovens que estão em duvida, ou até mesmo a pessoas que não estão felizes com suas escolhas.
Beijoos.

Sugestões no nosso email: blogtrufada@gmail.com

Nenhum comentário: