terça-feira, 17 de julho de 2012

Matrioskas: você já tem a sua?


O assunto de hoje é uma curiosidade. Vocês conhecem aquelas bonequinhas que se encaixam uma dentro da outra? É provável que todas vocês tenham visto no mínimo uma, seja na casa da avó, ou nos brinquedos antigos dos pais. Pois é, nosso post  de hoje vai mostrar o seu significado e como a sua imagem esta ligada, com a decoração de interiores.

As bonequeas se chamam MATRIOSKA - E o Significado é amplo, para alguns é só um objeto de decoração criado na Rússia, mas para quem gosta de sonhar, de festejar, de sair da mesmice, de ir além do superficial, a bonequinha russa representa muito mais! 

As Matrioskas são feitas em grupos de oito bonecas que se abrem, revelando outra série delas, representam a figura da família: a tradução literal de Matryoshka é “mãezinha” (mar = mater e oshka = diminutivo). Está sempre ligada ao que simboliza a família unida, traz além de sorte e harmonia, um grande estimulo para a criatividade que pode ser mostrada com infinitos tipos de cores e pinturas, simbolizando desde manifestações até puro artesanato e amor!!


A peça, encontrada em diversos tamanhos e desenhos, simboliza a família: uma mãe carregando os filhos dentro de si. Originalmente, é feita de madeira tília, da Rússia



As bonequinhas estão contudo, como vocês viram, em peças desmontáveis, como as originais, mais também como adesivos, caixas, estampas e chaveiros. Além de estarem presentes na decoração, as Matrioskas fazem parte da moda, embelezando bolsas, necessaires, roupas.


Em 2010, em comemoração ao aniversário de 10 anos, a revista Vogue Rússia convidou estilistas como MarcJacobs, Dolce & Gabbana, Miuccia Prada, Moschino, entre outros, para criar suas versões da boneca, confira o resultado:


E ai o que acharam? Deu vontade de ter uma?? haha O que não falta é diversidades.
Obrigada e até logo!




Nenhum comentário: