sábado, 14 de abril de 2012

Salto Alto


E ai meninas, qual de vocês nunca usou um salto? Difícil existir uma garota que não seja apaixonada por eles. Mas alguma de vocês conhece sua história e seus efeitos no corpo?


Então, o salto alto teria sido criado durante o reinado de Luís XIV, que cuidava para que sua imagem pessoal refletisse poder em todos os detalhes. Ele governou a França durante um de seus períodos de maior prosperidade. Entre 1643 e 1715, ele estendeu as fronteiras e contribuiu para o fortalecimento do país como potência política e econômica.




Segundo Gabriela Carelli para a revista Veja : " Também patrocinou o trabalho de escritores como Voltaire e do dramaturgo Molière, próceres do iluminismo, movimento que arejou o pensamento ocidental. Outra contribuição importante do monarca à posteridade não costuma figurar nos livros de história: Luís XIV inventou o luxo tal como o conhecemos hoje. Os diamantes e o champanhe, por exemplo, tornaram-se sinônimo de sofisticação e glamour em seu reinado. Os sapatos de salto alto, indispensáveis para as mulheres elegantes, foram idéia dos artesãos palacianos. A gastronomia francesa, com seus chefs, e a alta-costura, com seus estilistas-estrelas, apareceram durante seu reinado, assim como as butiques, as grifes e os salões de cabeleireiros".






EFEITO DO SALTO

Na Coluna 
Quando a mulher põe o salto alto, ocorre alteração do centro de gravidade para frente e para compensar isso, a mulher "empina o glúteo, aumentando a lordose da coluna aumentando a tensão sobre a musculatura da coluna. Isso poder acarretar em dores constantes na coluna.

No Joelho
Estudos mostram que se a mulher usar salto alto com altura maior que 3 cm aumentará a pressaõ sobre os joelhos. No entanto, uma coisa que posso falar é que se a mulher possui um desequilíbrio muscular em membros inferiores e possuir uma alturação postural na articulação do joelho, por exemplo: o " joelho em x" (citado na publicação sobre condromalácia articular) isso poderá acarretar no agravamento desse quadro.

Na Panturrilha e Tornozelo
Ao utilizar o Salto por muito tempo ocorre um encurtamento do "tendão Calcâneo" e aumenta a tensão sobre os músculos da panturrilha, e utilizando-o dia pós dia isso poderá acarretar em um encurtamento ainda maior e a mulher sentirá dificuldade em colocar todo o pé apoiado no chão. E se a mulher andar num ambiente com maior instabilidade corre risco de sofrer uma entorse de tornozelo.

Nos Pés
O Salto transfere até 90% das forças na ponta dos pés, isso poderá acarretar, desde uma joanete (calo formado quando geralmente se usa o de bico fino) até o Neuroma de Morton, que hoje é uma patologia muito encontrada dentre as mulheres, um tumor benigno que acomete o nervo plantar causando dor e dormência nos pés.

(nutricaoexercicio.com)



         Apesar de eles poderem causar todos esses danos, dificilmente deixaremos de usa-los, alem de serem maravilhosos deixam as pernas aparentemente mais definidas e nos fazem sentir poderosas...!

Nenhum comentário: